Utiliza diariamente a plataforma de comunicação WhatsApp? Então fique atento, em breve a plataforma detida pelo Facebook reduzirá a partilha de mensagens a 5 utilizadores.

A medida foi anunciada por Victoria Grand, uma das vice-presidentes da plataforma de comunicações durante esta segunda-feira.

Não poderá encaminhar mais de 5 vezes uma mensagem

Com o intuito de combater a propagação de rumores, notícias falsas ou informação manipulada, a partilha de mensagens será limitada a um número muito restrito de utilizadores. Ao mesmo tempo, trata-se de uma medida que visa mitigar o recente escrutínio público do Facebook bem como do WhatsApp.

Esta foi a declaração da executiva do WhatsApp, de acordo com as informações veiculadas pela agência Reuters. Por conseguinte, não poderá encaminhar mais do que 5 vezes a mesma mensagem através desta plataforma de comunicação.

Relembramos que até ao momento o utilizador pode encaminhar até 20 vezes a mesma mensagem no WhatsApp. Agora, a restrição será aplicada globalmente após ter sido testada na Índia durante o verão passado.

Até agora era possível encaminhar até 20 vezes uma mensagem

A medida foi previamente aplicada nesse país. Na altura com o intuito de combater uma série de linchamentos públicos cuja organização e motivação foi propagada pela plataforma de comunicação do Facebook.

Colocando assim o WhatsApp no centro da controvérsia, o seu mecanismo de encriptação tornou impossível a monitorização dos conteúdos enviados. Nesse sentido relembramos que esta plataforma aplica uma encriptação de ponta a ponta.

Por conseguinte, torna-se impossível saber o que está a ser enviado através do seu sistema e servidores. Apenas o remetente (quem a envia) e o destinatário (quem a recebe) sabem do que versa a mensagem.

O alcance máximo será de 1280 pessoas, até então chegaria a 5120

Assim sendo, a restrição visa mitigar o possível impacto negativo de uma mensagem aceite como verdade. Esta pode ser partilhada em grupos com até 256 pessoas. Chegando, portanto, a um máximo 5120 contactos.

Agora, passarão a chegar a um máximo de 1280 pessoas caso os 256 integrantes de um grupo façam uso dos 5 envios. Em suma, opera-se assim uma redução drástica do alcance máximo de uma mensagem no WhatsApp.

O WhatsApp pertence ao grupo Facebook

Ambos os serviços têm estado sob muita pressão nos últimos meses e começamos a ver as consequências disso mesmo. Algo que também poderá abrir uma nova janela de oportunidade para serviços rivais como o Telegram.

Em suma, para apaziguar os clamores e ativismo social, a plataforma de comunicação e rede social aplicará esta severa restrição. Medida que já está a causar algum desagrado junto dos utilizadores deste serviço.

As “novidades” estão a ser distribuídas a partir desta segunda-feira (21). Assim sendo, fique atento à próxima atualização do WhatsApp para as plataformas Android e iOS.

Poderá isto por um fim ou mitigar ao flagelo das notícias falsas?



Monday, January 21, 2019



« Voltar

Powered by WHMCompleteSolution